Avaliação Auditiva

Vectoeletronistagmografia

é parte fundamental da rotina da avaliação otoneurológica e através de diversas provas visa analisar de forma minuciosa os sistemas envolvidos na manutenção do equilíbrio corporal, ou seja, na tríade composta por sistema vestibular (orelha interna e suas inter-relações com tronco encefálico e cerebelo), sistema visual/ocular (olhos e suas inter-relações com Sistema Nervoso Central) e sistema proprioceptivo (músculos, articulações, tendões), auxiliando na identificação de possíveis alterações do sistema vestibular (equilíbrio), incluindo as doenças do labirinto. As alterações do equilíbrio do corpo podem se manifestar de diversas formas: sensação de tontura, desequilíbrio, desvio de marcha ao andar, dificuldade de fixação do olhar, acompanhados ou não de nauseas e outros desconfortos. Que após o diagnóstico clínico deve ser encaminhado para a reabilitação labiríntica.

Vídeo endoscopia da deglutição

A vídeo-endoscopia da deglutição (VED) é um exame utilizado para pacientes com dificuldade na alimentação.  Os sintomas apresentados podem ser desde engasgos ou sensação de entalo, até completa incapacidade de deglutir os alimentos e até mesmo a saliva, ou ainda infecções respiratórias como pneumonias devido a aspiração recorrente.   Esse exame é realizado em consultório por otorrinolaringologista treinado com a utilização de uma ótica flexível, a qual permitirá a visualização de toda a faringe, laringe e entrada do esôfago. São oferecidos aos pacientes alimentos de diversas consistências, permitindo-nos observar se a alimentação está acontecendo de maneira adequada ou se existe risco de aspiração dos alimentos ou da própria saliva do paciente.   Os distúrbios da deglutição ocorrem principalmente em pacientes idosos, mas podem afetar qualquer faixa etária, e se relacionam muitas vezes a problemas neurológicos (como Doença de Parkinson, AVC etc.), tumores de cabeça e pescoço, efeitos colaterais de medicamentos ou ao processo degenerativo próprio do envelhecimento.   Desse modo, com a realização do exame podemos determinar o grau de dificuldade na alimentação e constatar as alterações que estão levando a essa dificuldade, o que nos permitirá sugerir o melhor tratamento para cada caso, que pode ser medicamentoso, treinamento com fonoterapia ou até mesmo cirúrgico.